terça-feira, 17 de março de 2009

O ambiente sociocultural


A cultura de uma nação inclui o conhecimento, as crenças, valores, comportamentos e o modo de pensar compartilhados entre os membros de uma sociedade. Todo emprendedor que pretende administrar fora do seu país de origem deve saber que é uma tarefa desafiadora. E que é preciso conhecer a cultura do seu consumidor, ser sensível a ela, conseguir adaptar o seu modo administrativo ao da cultura, em relação aos consumidores, aos funcionários da empresa, do modo de atendimento ao cliente, de como liderar, de como tomar decisões, motivação, controle entre todas otras ações que um administrador realiza.
É Natural que as pessoas sejam um pouco etnocentricas, ou seja, tenham tendência em achar que a sua cultura é superior e mais importante, e porisso desvaloriza as otras. Mas quando o objetivo é competir com as empresas "nativas" de outro país é necessário que você entenda e viva a cultura deste país para evitar de cometer erros que podem prejudicar muito a imagem de sua empresa.

Alguns países como os EUA são mais individualistas e outros como o Japão mais coletivista. Portanto no Japão não adianta tentar motivar os funcionários com um bônus financeiro pelo melhor desempenho de um único funcionário, isso seria em vão. O certo seria um recompensa em grupo se todos atingissem uma meta, ao contrario de como se motivaria as pessoas nos EUA.

Além dessas características culturais que influenciam as impresas internacionais, existem outras mais fáceis de enxergar, porém de importância indiferente. Como religião, língua, atitudes, hábitos, crenças...Imagine um empresário que deseja abrir uma rede de fast food na Índia, se ele não sabe nada sobre a cultura do país fechara em uma semana pois lá vaca é sagrada, jamais se mata uma muito menos se come a carne.

Portanto se concluí que não há posibilidade de sucesso para um emprendedor operar em outro país se não tiver conhecimento profundo sobre a cultura do país em que irá atuar. Você precisa conhecer o consumidor não importa aonde for. Ele que decidi as próprias compras, portanto não há sentido em comprar algo que ele não esteja familiarizado nem que não tenha relação com o que ele sempre acreditou e com a realidade dele.

Um Mundo sem Fronteiras







Hoje não se tem mais a idéia de que administrar e ser bem-sucedido está ligado apenas em sua área nacional, mas sim expandir o mercado internacionalemente é necessário. Muitas dificuldades são claramente enfrentadas e principalmente riscos são muito altos. Consumidores não podem mais dizer que estão comprando produtos deste ou de outro país, pois não existe mais definição de nacionalidade em um mercado globalizado. Muitas empresas fundadas em algum país específico tem mais da metade ou até mesmo a maioria de funcionários, diretores, gerentes de diferentes nacionalidades. Como disse a pouco, riscos são enfrentados e dificuldades também, como o choque entre as culturas que com a internacionalização da empresa acaba acarretando em uma série de erros culturais e violações de leis estrangeiras.
A técnologia é uma grande aliada a empresa que quer se tornar global, facilitando a comunicação entre membros de uma mesma empresa, como funcionários, diretores, gerentes, de outros países e até mesmo outros continentes.
Porém nem todas corporações que participam dessas áreas internacionais possuem o mesmo nível. Existem quatro estágios, que são: doméstico, internacional, multinacional e global. O doméstico tem um potencial limitado ao país de origem; o internacional aumenta as exportações e usa-se uma divisão internacional pra lidar com os produtos em cada tipo de país; o multinacional possui marketing e instalações em vários países com praticamente metade das suas vendas fora do país de origem; e o global não possui uma nacionalidade definida.
Todos no mundo moderno querem querem melhores e melhores candidatos para uma administração global, e a globalização está cada vez mais afetando o mundo. Não são apenas países desenvolvidos que podem entrar nesse mercado, pois até mesmo países em desenvolvimento vem crescendo cada vez mais a no mercado global.
Acho que uma frase que define tudo em poucas palavras foi de Thomas Middelhoff da Bertelsmann AG da Alemanha, que diz o seguinte: " Não existe empresas alemãs ou americanas. Existem apenas empresas bem-sucedidas e malsucedidas".