terça-feira, 17 de março de 2009

Um Mundo sem Fronteiras







Hoje não se tem mais a idéia de que administrar e ser bem-sucedido está ligado apenas em sua área nacional, mas sim expandir o mercado internacionalemente é necessário. Muitas dificuldades são claramente enfrentadas e principalmente riscos são muito altos. Consumidores não podem mais dizer que estão comprando produtos deste ou de outro país, pois não existe mais definição de nacionalidade em um mercado globalizado. Muitas empresas fundadas em algum país específico tem mais da metade ou até mesmo a maioria de funcionários, diretores, gerentes de diferentes nacionalidades. Como disse a pouco, riscos são enfrentados e dificuldades também, como o choque entre as culturas que com a internacionalização da empresa acaba acarretando em uma série de erros culturais e violações de leis estrangeiras.
A técnologia é uma grande aliada a empresa que quer se tornar global, facilitando a comunicação entre membros de uma mesma empresa, como funcionários, diretores, gerentes, de outros países e até mesmo outros continentes.
Porém nem todas corporações que participam dessas áreas internacionais possuem o mesmo nível. Existem quatro estágios, que são: doméstico, internacional, multinacional e global. O doméstico tem um potencial limitado ao país de origem; o internacional aumenta as exportações e usa-se uma divisão internacional pra lidar com os produtos em cada tipo de país; o multinacional possui marketing e instalações em vários países com praticamente metade das suas vendas fora do país de origem; e o global não possui uma nacionalidade definida.
Todos no mundo moderno querem querem melhores e melhores candidatos para uma administração global, e a globalização está cada vez mais afetando o mundo. Não são apenas países desenvolvidos que podem entrar nesse mercado, pois até mesmo países em desenvolvimento vem crescendo cada vez mais a no mercado global.
Acho que uma frase que define tudo em poucas palavras foi de Thomas Middelhoff da Bertelsmann AG da Alemanha, que diz o seguinte: " Não existe empresas alemãs ou americanas. Existem apenas empresas bem-sucedidas e malsucedidas".




Um comentário:

  1. O texto está bom! Aproveitem para exemplificar as idéias discutidas com dados e informações recentes sobre a internacionalização de empresas.

    ResponderExcluir