terça-feira, 17 de março de 2009

O ambiente sociocultural


A cultura de uma nação inclui o conhecimento, as crenças, valores, comportamentos e o modo de pensar compartilhados entre os membros de uma sociedade. Todo emprendedor que pretende administrar fora do seu país de origem deve saber que é uma tarefa desafiadora. E que é preciso conhecer a cultura do seu consumidor, ser sensível a ela, conseguir adaptar o seu modo administrativo ao da cultura, em relação aos consumidores, aos funcionários da empresa, do modo de atendimento ao cliente, de como liderar, de como tomar decisões, motivação, controle entre todas otras ações que um administrador realiza.
É Natural que as pessoas sejam um pouco etnocentricas, ou seja, tenham tendência em achar que a sua cultura é superior e mais importante, e porisso desvaloriza as otras. Mas quando o objetivo é competir com as empresas "nativas" de outro país é necessário que você entenda e viva a cultura deste país para evitar de cometer erros que podem prejudicar muito a imagem de sua empresa.

Alguns países como os EUA são mais individualistas e outros como o Japão mais coletivista. Portanto no Japão não adianta tentar motivar os funcionários com um bônus financeiro pelo melhor desempenho de um único funcionário, isso seria em vão. O certo seria um recompensa em grupo se todos atingissem uma meta, ao contrario de como se motivaria as pessoas nos EUA.

Além dessas características culturais que influenciam as impresas internacionais, existem outras mais fáceis de enxergar, porém de importância indiferente. Como religião, língua, atitudes, hábitos, crenças...Imagine um empresário que deseja abrir uma rede de fast food na Índia, se ele não sabe nada sobre a cultura do país fechara em uma semana pois lá vaca é sagrada, jamais se mata uma muito menos se come a carne.

Portanto se concluí que não há posibilidade de sucesso para um emprendedor operar em outro país se não tiver conhecimento profundo sobre a cultura do país em que irá atuar. Você precisa conhecer o consumidor não importa aonde for. Ele que decidi as próprias compras, portanto não há sentido em comprar algo que ele não esteja familiarizado nem que não tenha relação com o que ele sempre acreditou e com a realidade dele.

Um comentário:

  1. gostaria de ver mais a opinião do grupo sobre o processo de internacionalização, suas dúvidas, idéias..está faltando expor mais a opinião do grupo..a cara do grupo.

    ResponderExcluir