domingo, 26 de abril de 2009

Empreendedores: Os heróis das empresas. (Capítulo 6)

Constantemente ouvimos falar sobre os tais "empreendedores" no nosso dia-a-dia. Afinal, quem são eles? Qual a importância dos empreendedores? Por quê ouvimos tanto sobre tais personalidades?
Muitas pessoas não sabem diferenciar um empreendedor de um comum gerente organizacional. Empreendedores são aqueles que possuem características que os fazem estar em uma posição de destaque. São aqueles que, por serem o que são, chegam mais longe, voam mais alto e são positivamente reconhecidos. Se algum dia você ouvir falar sobre aquele indivíduo que era sempre contratado para reerguer negócios falidos, ou aquele que sempre tinha novas idéias, trabalhava arduamente para realizá-las e sempre atingia o sucesso, pode ter certeza, eles são verdadeiros empreendedores!
Foram destacadas diversas características associadas com a personalidade dos empreendedores. O lócus de controle interno foi uma característica considerada relevante pois indivíduos que a possuem acreditam que o futuro deles está sob seu controle e que as forças externas tem pouca interferência. Empreendedores precisam sentir esse poder para ter a coragem de realizar suas novas idéias, mas é claro, nunca devem esquecer que não são os "donos do mundo".
Ter um alto nível de energia também é importante para empreender. Empreendedores persistem e trabalham arduamente na realização de suas novas idéias. A abertura de uma nova empresa, por exemplo, exige bastante esforço. A preguiça deve passar longe dos empreendedores!
Já a necessidade de realizar é uma qualidade humana pela qual as pessoas são motivadas para terem um desempenho excelente e escolherem situações nas quais o sucesso é provável. Pessoas que tem alta necessidade de realizar costumam estabelecer suas próprias metas e não contemtam-se com tarefas pouco desafiadoras. Então esses indivíduos buscam tarefas com nível intermediário de dificuldade por apresentarem desafios e por estes não serem impossíveis de se realizar, assim o sucesso pode ser alcançado. Certamente, essas pessoas são aquelas que sentem-se felizes ao realizarem suas tarefas e são altamente satisfeitas com a escolha de sua carreira.
Auto-confiança é outro traço importantíssimo da personalidade de um empreendedor. Inovações nunca são muito previsíveis, o empreendedor deve confiar em si mesmo e no potencial de sucesso das suas novas idéias, senão, elas acabam nem sendo realizadas. O dia-a-dia da empresa é cheio de tomadas de decisão, e, sem auto-confiança, nenhuma decisão é tomada. Afinal, se o empreendedor não confiar em si mesmo, quem confiará nele?
O senso de urgência também é uma característica comum aos empreendedores. A impaciência e a necessidade de ver as coisas progredindo como se não houvesse amanhã são constantemente observadas em tarefas geridas por empreendedores. Essa característica, com certeza, faz parte do sucesso atingido no final das realizações, porém, pode ser algo complicado para aqueles que trabalham ao lado de empreendedores. Se empreendedores são impacientes, seus colegas de trabalho são, com certeza, muito pacientes.
A última característica destacada é a tolerância para a ambiguidade. Empreendedores não devem se incomodar com desordem ou incertezas pois as decisões na abertura de novos negócios são tomadas com alto nível de incerteza já que não há entendimento claro sobre tudo que pode ocorrer. Todos gotam de clareza e certeza mas empreendedores devem aprender a conviver no escuro das incertezas.
Concluímos então que empreendedores são figuras importantíssimas em empresas e que personalidades fortes podem ser o diferencial. É claro que os empreendedores não são todos iguais. As características citadas acima são apenas traços gerais da personalidade de tais indivíduos. Segue um link para você descobrir se tem perfil de empreendedor http://sitededicas.uol.com.br/teste_empresario.htm.

Um comentário:

  1. Boa dica do site! continuem trazendo informações novas e que complementem a teoria!

    ResponderExcluir