sexta-feira, 5 de junho de 2009

Discutindo a ética no novo ambiente de trabalho

Recentemente, as preocupações com o meio ambiente e com o bem estar das pessoas nele, geraram maiores discussões em torno do assunto, muitas empresas hoje perceberam a importância e relevância de ser uma organização ética e socialmente responsável. Mas, juntamente com isso, surgiram as preocupações com o desempenho financeiro, já que programas de ética demandam uma grande quantia de dinheiro.
Gerentes de grandes empresas se preocupam em praticar a boa cidadania, sem prejudicar a organização financeiramente. Foram feitos estudos que, no geral, revelaram um pequeno relacionamento positivo entre os dois fatores, e que empresas responsáveis possuem um desempenho tão bom quanto, ou melhor, que aquelas não responsáveis. Além disso, os clientes valorizam uma organização ética, assim, no curto prazo pode não haver grandes benefícios, mas em longo prazo, gera confiança, beneficiando a empresa.
Com a inovação e a tecnologia, a internet passou a representar uma boa oportunidade para novas empresas ou para novos negócios dentro de uma empresa já existente. Esse recurso, às vezes, faz com que a ética empresarial seja deixada de lado já que os gerentes e funcionários buscam o máximo de negócios em menor tempo, o que é propiciado pela internet. No entanto, há aqueles que perceberam que a integridade dá resultados.
Além da internet, o local de trabalho recebeu novas opções como a telecomutação, trabalho virtual e horas flexíveis, o que possibilitaria aos funcionários das organizações o abuso dessa flexibilidade, mas a confiança mútua é essencial. As novas tecnologias de informação proporcionam o monitoramento dos empregados, em algumas empresas os gerentes deixam os funcionários saberem que estão sendo vigiados. Esse monitoramento gera discussões já que, ao mesmo tempo em que a vigília pode ser considerada ética, pois tem o objetivo de controlar o rendimento da empresa por meio do desempenho dos empregados, pode ser também considerada invasão de privacidade além de enfraquecer a confiança e compromisso do funcionário.
Há também a questão da preocupação da privacidade dos clientes na internet, diversas informações pessoais são armazenadas na rede, estas são muito importantes para a organização, mas críticos também argumentam ser violação dos diretos à privacidade dos indivíduos. Para solucionar o problema, empresas desenvolvem meios de proteger a privacidade do cliente na internet.
No novo local de trabalho, essas são questões de ética a serem discutidas, principalmente por causa da globalização nos negócios. Pode-se perceber que o ético para certas empresas nem sempre se reflete em todas as outras. Mas, uma organização ética possui maiores chances de construir uma relação de confiança e compromisso com seus clientes, assim o desempenho financeiro não seria prejudicado, já que seriam clientes e funcionários satisfeitos, em uma empresa ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário