sexta-feira, 5 de junho de 2009

TQM-Total Quality Management: Gestão da Qualidade Total


A Gestão da Qualidade Total é o compromisso de uma organização para fazer com que todas as suas atividades sejam super qualificadas, por meio da melhoria contínua. Tal compromisso é a chave para abrir as portas do caminho do sucesso de uma organização.

Foram adotadas técnicas para a implementação desta gestão, são elas:

-Círculo da qualidade: é a reunião de um grupo de 6 a 12 pessoas para discutir e resolver os problemas que afetam a qualidade de seus trabalhos. O trabalho em equipe é sempre bem vindo!

-Benchmarking: o processo de medir os produtos qualificados, serviços eficientes e práticas bem sucedidas de outras empresas concorrentes e utilizá-los para o sucesso de sua empresa. Tal prática não é plágio, é apenas uma forma de inspiração e boa utilização do que é bom, nas medidas legais.

-Seis Sigmas: busca implacável de qualidade mais alta e custos mais baixos. A perfeição é o limite!

-Tempo de Ciclo: etapas assumidas para completar um processo da empresa. A simplificação dos ciclos de trabalho e a quebra de barreiras entre as etapas de trabalho, juntamente com a remoção de tarefas desnecessárias levam ao sucesso do programa. As vezes o básico nos leva ao supérfluo...

-Melhoria contínua: implementação de melhorias pequenas, incrementais, em todas as áreas da organização, continuamente. Afinal, sempre há algo que pode ser melhorado.

Não há porque pensar duas vezes antes de implementar as técnicas da TQM em qualquer empresa ou organização. A busca da qualidade é a busca do sucesso!

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