sexta-feira, 5 de junho de 2009

Foco do Controle Organizacional


O controle de uma organização tem como objetivo, monitoramento do desempenho, a partir da análise de um padrão. Esse controle é feito por três partes, uma parte antes, uma parte durante e uma parte depois da execução do processo.

Primeiro deve ser executado o Controle por Adiantamento de Informações, que também é chamado de Controle Preventivo, que é o controle antes da execução do processo. Ele é focado nos recursos humanos, materiais e financeiros que fluem para dentro da organização, com o objetivo de garantir boa qualidade no que entra na empresa para que suas tarefas futuramente não apresentem problemas. Um bom exemplo deste controle, é a contratação de novos funcionários por parte de uma organização. A empresa tenta melhorar a probabilidade de que os funcionários que lá estão disputando por uma vaga, seja qualificado, para ser um funcionário da organização, e atinja as metas, que dele são esperadas, definidas pela empresa.

Uma vez feito o Controle por Adiantamento de Informações, o processo já entra em vigor e outro tipo de controle é acionado, o qual chamamos de Controle Simultâneo. Este controle é feito durante a execução do processo, e é nele que é avaliado, monitorado as atividades contínuas para certificar-se que elas são consistentes com o padrão fornecido pela organização. Um meio mais fácil de entender é tomar como base uma empresa de caminhões, que por meio de computadores, rastreiam seus caminhões para ter certeza de que estão executando eficientemente suas entregas e monitorar suas posições no momento de suas viagens.

Após a execução de todo o processo, é feito o Controle por Feedback, que também é chamado de Controle de Saída, pois é o controle que foca nas saídas da organização, que significa a qualidade de um produto final ou de um serviço. Para melhor entendimento deste, podemos dar como exemplo uma empresa de eletrodomésticos, que após a produção de seus produtos, faz uma intensa inspeção final destes, para certificar-se que o produto está da qualidade estabelecida pela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário