sexta-feira, 5 de junho de 2009

Etapas de Decisão


Existem seis tipos de tomadas de decisões eficazes que geralmente são utilizadas por gestores. A primeira delas é o Reconhecimento da Necessidade de Decisão. É necessário que o gerente esteja ciente do problema ou da oportunidade, examinado tudo ao seu redor para determinar se a organização está indo no caminho certo para atingir suas metas. É possível obter essas informações a partir de relatórios financeiros da empresa, relatórios de desempenho, ou ainda mais informalmente, que é através de conversas com outros gerentes para agruparem maiores informações.

Após o reconhecimento vem a segunda etapa, que é o Diagnóstico e Análise da Causas. Essa etapa é de extrema importância é muitos gerentes acabam por esquecê-la e vão direto desenvolvendo alternativas, sem antes se aprofundar na causa do problema. É a partir dela que os gerentes analisam os principais fatores da causa do problema, podendo fazer uma série de perguntas para especificar essas causas fundamentais.

Feito o diagnóstico e análise das causas, e através desses especificando o que realmente aconteceu e porquê, é começada a terceira etapa, chamada de Desenvolvimento de Alternativas. Essa etapa tem como objetivo gerar soluções para os problemas encontrados e assim corrigir as principais causas do mesmo. Muitas vezes as alternativas estão em fácil alcance, isso quando é uma decisão programa. Porém muitas vezes a decisão requer muita responsabilidade, uma vez que tratada de uma decisão não programada. A principal mete de desenvolver essas alternativas, é diminuir o espaço entre o desempenho atual da empresa para o desempenho que ela realmente deseja.

Como consequência, obviamente é escolhida uma das alternativas desenvolvidas, que é a quarta parte dessa etapa de decisão, nomeada de Seleção de Alternativas. Esta vem por racionalidade ser escolhida pela alternativa mais adequada aos valores e metas da organização, de preferência usando poucos recursos para isso. Essa etapa tem muito risco e incerteza, por isso o gerente tenta selecionar a alternativa que lhe parece menos perigosa, ou seja, com menos risco e incerteza. É nessa etapa que o gerente se mostra disposto a enfrentar grandes decisões, pois é nela que há propensão de risco, que é o nível de risco que o gerente está disposto a aceitar com a oportunidade de obter um retorno financeiro aumentado.

Após selecionada a alternativa, deve-se implementá-le, chegando a quinta parte do processo, Implementação da Alternativa Escolhida. Na minha opinião, é a etapa mais importante, uma vez que o processo sai da parte teórica para finalmente ser acionado. O gerente nessa ocasião tem que mostrar todas as suas habilidades gerencias, administrativas e persuasivas, para que assim torne a alternativa escolhida um sucesso. Esta é uma fase q muitas vezes requerer discussões com as pessoas afetadas pela decisão, e então mais uma vez o gerente tem que se mostrar apto para usar suas habilidades de comunicação, motivação e liderança, para que a alternativa seja realizada. Uma vez que o gerente não possui essas habilidades, a alternativa não deverá ser escolhida, pois é provável que não venha a beneficiar a organização.

Finalmente chegamos a última etapa, que é a Avaliação por Feedback. Esta mostra, após de informações reunidas, o quão bem sucedida foi a escolha implementada. O feedback também é de suma importância para organização, tendo em vista que o processo de tomada de decisão, é um processo contínuo, não acabando apenas no momento em que um executivo diz sim ou não para a alternativa. Através dele, é capaz de originar um novo ciclo de decisão, ou até mesmo para uma nova análise do mesmo problema, se houver uma falha na primeira decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário